Alimentos que protegem a pele dos danos do sol

A exposição constante e excessiva ao sol é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele. Para além disso a radiação ultravioleta ainda promove alterações cutâneas.

Além do uso de protetores solares (fotoprotetores externos), alguns nutrientes (fotoprotetores internos) podem ajudar a reduzir os riscos. Muitas pesquisas têm mostrado que nutrientes com ação fotoprotetora são excelentes para combater e minimizar os efeitos nocivos da exposição solar.

Quando usamos filtros solares, estamos bloqueando parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidante, estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação da pele.

Seguem alguns alimentos que deve incluir nas suas refeições este Verão:

Amêndoa: rica em vitamina E, um potente bloqueador da luz solar. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres -  em quantidades aumentadas levam ao envelhecimento precoce.

Cenoura: fontes de betacaroteno, potente antioxidante precursor da vitamina A. O nutriente impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar.

Cacau: contém flavonóides, antioxidantes capazes de melhorar a aparência de peles ásperas e de proteger contra os danos do sol.

Semente de linhaça: seus ácidos gordos ômega-3 melhoram a aparência das manchas, ajudam a minimizar as linhas de expressão e promovem hidratação.

Espinafre: rico em ácido fólico, reforça a capacidade da pele se renovar, prevenindo o envelhecimento.

Tomate: quando aquecido (cozinhado) libera o licopeno, antioxidante que ajuda na eliminação dos radicais livres e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios UV.

Crie o seu site grátis Webnode