Primavera ... Sinónimo de OVOS ... Como Fazer um Omelete Perfeita e Ainda Mais Algumas Dicas Sobre Ovos
O OVO é um dos alimentos de maior valor nutritivo, principalmente pelas proteínas que contém. Estas proteínas são perfeitamente assimiláveis pelo organismo humano e fornecem, junto com as vitaminas e os sais minerais da gema, todos os nutrientes que o corpo precisa para estimular o crescimento e regenerar os tecidos.
Como é muito rico em ferro e fósforo, o ovo é recomendado nos casos de anemia e nos períodos de convalescença. As crianças, se não manifestarem reações alérgicas, podem começar a consumi-lo no terceiro mês de vida. Os adultos podem comer 1 ou 2 ovos por semana.
O ovo só não é recomendado em casos de arteriosclerose ou para pessoas com problemas hepáticos, devido ao alto nível de colesterol que apresenta (275 mg).
O valor nutritivo do ovo não se altera com o cozimento, porque suas proteínas, quando expostas ao calor, em vez de se dispersarem, se coagulam.
Em 100 g de ovo (2 ovos):
- 163 calorias,
- 12,9 g de proteínas; 11,5 g de gorduras; 205 mg de fósforo,
- 2,3 mg de ferro; 122 mg de sódio; 129 mg de potássio,
- 1 180 unidades de Vitamina A; 0,11 mg de vitamina B1; 0,30 mg vitamina B2; 0,1 mg de vitamina PP.
Como Fazer uma Omelete Perfeita?
Acredita-se que a omelete surgiu na antiga Pérsia. Ovos batidos eram misturados com ervas picadas, fritos até ficarem firmes. Tal receita alcançou a Europa através do Oriente Médio e da África do Norte, onde sofreu adaptações e originou a frittata italiana, a tortilha espanhola e a omelette francesa.
A omelete, omolete ou omeleta (do francês omelette) é um alimento feito de ovos batidos com óleo ou manteiga, geralmente com outros ingredientes como queijo, presunto, legumes e uma infinidade de ingredientes que devem ser adequados a preferencia de quem vai saborear. O segredo de uma omelete bem macia e leve é acrescentar água, à mistura de ovos. A água retarda a coagulação das gemas e deixa a omelete mais alta, fofa e consistência leve. Outra dica importante é que os ovos devem ser batidos levemente, apenas para misturar. Os ovos também podem ser batidos com uma pequena quantidade de leite ou nata. Tradicionalmente, omeletes são dobradas antes de a parte de cima estar completamente frita.
Dicas de Culinária Sobre Ovos
- Ao bater claras em neve, use-as imediatamente para que não formem água. Mas se isso acontecer, acrescente 1/3 colher (chá) de açúcar para cada clara e bata novamente.
- Se a clara batida não endurecer, junte algumas gotas de limão ou uma pitada de sal.
- Quando misturar as claras batidas em neve a outros ingredientes faça-o no último momento, misturando primeiro apenas uma colher de claras, e só depois o restante, com movimentos suaves, de baixo para cima, para que as bolhas de ar (que dão consistência às claras em neve) não se arrebentem.
- Nas receitas, não utilize ovos gelados ou recém retirados da geladeira.
- Nunca acrescente os ovos diretamente a uma mistura quente para não talhar. Espere esfriar e junte o ovo, ou então coloque uma pequena quantidade da mistura quente sobre o ovo, mexa bem e adicione ao restante.
- Para obter uma omelete bonita, coloque o sal depois que os ovos estiverem bem batidos, pois se o sal for adicionado antes de bater os ovos, a omelete não estufa que desmancha com facilidade.
- Ao cozinhar um ovo rachado, basta pôr 1 colher de sal ou vinagre na água, ou passar um pouco de suco de limão na fenda, para que a clara não escape da casca.
- Quando cortar ovos cozidos em rodelas mergulhe antes a faca em água fervente, pois assim eles não esfarelam.
- Quebre sempre os ovos em separado, um a um, para evitar arruinar a receita com a surpresa desagradável de um ovo estragado.
Não se esqueça, quando precisar de transportar ovos, use este método!