Blogue
PIZZA - Receita da Base e do Molho de Tomate
A Pizza não é um prato português, mas como dificilmente encontramos alguém que não goste decidi lançar esta receita para ser feita pelas famílias Funny Chefs durante o fim de semana..
Vai ser super divertido, pois os pequenos Funny Chefs podem ficar responsáveis pela confecção da massa e colocação dos ingredientes na pizza.
Espero que gostem!
Massa:
· 250g de Farinha de Trigo
· 7g de levedura seca
· 1,5 dl de leite morno (não pode ser quente, apenas morno)
· 50 ml de óleo
· 1 colher (chá) de açúcar
· 1 pitada de Sal Marinho, de preferência Flôr de Sal
Recheio:
· 500g de tomate pelado e picado
. 125g de ingredientes variados a gosto
· 125g de queijo mozzarela aos pedacinhos
· 1 dl de azeite
· Orégãos q.b.
· Manjerona q.b.
. Sal q.b.
Numa tigela grande, coloque metade da farinha. Faça uma cova no meio e deite a levedura, o açúcar e um pouco do leite até fazer uma papa. Deixe levedar 30 minutos. Adicione o resto da farinha, o óleo, o sal e o leite. Amasse até ficar macia. Deixe repousar mais um pouco. Com as mãos untadas de azeite, coloque a massa num tabuleiro de forno e espalhe-a dando-lhe uma forma circular ou rectangular.
Numa frigideira, aqueça o azeite, junte-lhe o tomate picado e cozinhe em lume brando durante 15 minutos. Tempere com sal e deixe engrossar. Espalhe sobre a massa, de modo a que fique coberta. Sobre esta disponha ingredientes variados cortados finamente. Dê preferência a legumes, nomeadamente, à courgette, cogumelos, pimento (verde, vermelho, amarelo), bróculos (prefiro, antecipamente, cozer a vapor durante uns 5 minutos), espargos, azeitonas, ... Caso optem pela rúcula, esta deve ser apenas colocada quando a pizza sair do forno. Evite colocar enchidos na pizza. Cubra com o queijo mozzarela. Polvilhe com uma mistura orégãos e manjerona e regue com um fio de azeite. Leve ao forno a 200°C, durante cerca de 25 minutos até a massa ficar cozida.
Como Por uma Mesa Formal?
Em dias especiais (aniversários, Natal, Páscoa, ...) é importante apresentar uma mesa de acordo com as regras de etiqueta. Vou ensinar os pequenos Funny Chefs a fazê-lo sem erros!
A primeira regra é colocar tudo geometricamente espaçado. O centro exactamente no centro; os locais à mesa espaçados nas mesmas distâncias; e os utensílios harmoniosamente colocados.
A colocação dos utensílios é feita de “fora para dentro”. Para a imagem apresentada o menu considerado foi:
Entrada: marisco
Primeiro prato: Sopa
Prato de peixe
Prato de carne
Salada
a. Prato de Serviço (base): Este prato maior, também denominado de base, serve de base para colocar o primeiro prato, que será trazido empratado para a mesa. Quando se terminar o primeiro prato , o prato de serviço continua na mesa até ao prato de carne ser servido; nesta altura os dois pratos – o de serviço e o da carne deve ser substituído. O prato maior serve de base de vários pratos que precedem a carne.
b. Prato da manteiga: o pequeno pato da manteiga é colocado acima dos garfos, e ao lado esquerdo da disposição dos pratos.
c. Garfo de jantar: é o maior dos garfos, também chamado garfo de carne, é colocado ao lado esquerdo do prato. Outros garfos mais pequenos para outros pratos são colocados à esquerda ou à direita do garfo de jantar, de acordo com a altura em que serão usados.
d. Garfo de peixe: Se existe um prato de peixe no menu, este garfo é colocado ao lado esquerdo do garfo de jantar , porque será o primeiro garfo a ser usado.
e. Garfo de salada: Se for servida salada depois do prato de carne, o pequeno garfo da salada é colocado ao lado direito do garfo de jantar, próximo do prato. Se a salada for servida primeiro, seguida do prato de peixe, então os garfos terão de ser colocados( da esquerda para a direita): garfo de salada, garfo de peixe, garfo de jantar. Neste caso não existe uma faca de salada ao lado direito do prato, mas poderia ser colocada uma para acompanhar este garfo.
f. Faca de jantar: A faca maior é a faca de jantar, ou a faca de carne, que deve ser colocada ao lado direito do prato de serviço.
g. Faca de peixe: esta faca de formato especial coloca-se ao lado direito da faca de jantar.
i. Colher da sopa : Se como primeiro prato for servida sopa ou fruta, então a colher respectiva será colocada ao lado direito das facas.
j. Garfo de ostras: Se existir marisco no menu, o garfo de ostra será colocado ao lado direito das colheres. Nota: é o único garfo a poder ser colocado ao lado direito do prato.
k. Faca da manteiga: Este pequeno utensílio de barrar a manteiga, deve ser colocado diagonalmente, no topo do prato da manteiga (para que se possa pegar com a mão direita), e com a lâmina voltada para baixo.
l. Copos: Estes podem ser até cinco, e são colocados de maneira a que os mais pequenos estejam à frente. O copo da água(la) é colocado directamente acima das facas. Logo ao lado coloca-se o copo de champanhe, o flûte(lb); em frente a este são colocado(s) o copo de vinho tinto(lc) e/ou de vinho branco(ld) e um copo de porto.
m. Guardanapo: O guardanapo é colocado nem cima do prato base (se este for usado), ou no espaço reservado ao prato.
No geral:
As lâminas das facas são sempre colocadas viradas para o prato.
Não mais de três pares de talheres devem ser colocados na mesa, excepto se for colocado o gafo de ostra, ao lado dos outros três garfos. Se forem servidos mais de três partos antes da sobremesa, então os utensílios para um quarto prato serão trazidos com a comida; da mesma maneira que o garfo e faca da salada poderão só ser colocados na mesa, na altura em que o prato da salada também for servido.
As colheres e os garfos de sobremesa são trazidos dentro do prato da sobremesa, logo antes da sobremesa ser servida.
Depois de tudo colocado, pode-se sempre ser um pouco criativo com o tipo de flores a usar nos arranjos florais ou no tipo de decoração a fazer na mesa.
Gelado de Mirtilos
Gelado de Mirtilos
Ingredientes
250 gr de mirtilos frescos nacionais (mais alguns para servir com o gelado)
100 gr de açúcar (prefiro o amarelo)
raspa de meio limão (pequeno)
300 ml de iogurte natural
200 ml de natas
Modo de Preparação
Numa panela, levar ao lume os mirtilos, com o açúcar e a raspa de limão. Deixar ferver em lume brando até os mirtilos começarem a derreter e a libertarem os seus sucos (uns 10 minutos).
Triturar esta mistura com a varinha mágica até ficar bem homogénea. Colocar no frio até arrefecer completamente. Depois de frio, juntar o iogurte e as natas batidas previamente até terem ficado espessas.
Colocar a mistura na máquina de fazer gelados e seguir as instruções do fabricante.
Servir decorado com alguns mirtolos frescos.
Águas Aromatizadas
O Que São?
Para combater o consumo de refrigerantes e incentivar o consumo de água pelos pequenos Funny Chefs, durante este Verão, vou ensinar a fazer águas aromatizadas. Para além de serem lindas, são saborosas e frescas. Muito hidratantes, diúréticas e favorecem a eliminação de toxinas.
As águas aromatizadas não são mais do que água com uma pitadinha especial de frutas, ervas ou até flores e especiarias. A ideia é adicionar apenas um toque muito leve de sabor à água. Cascas, folhas e pedaços de fruta dão o toque especial também no visual da receita, que fica linda servida em jarras de vidro.
Quais os Ingredientes?
Faça a combinações com frutas (frutos vemelhos, citrinos, abacaxi, maracujá, carambola...) ou vegetais (aipo, pepino, ), especiarias (canela, anis, cravo da India, ...) com plantas aromáticas (menta, hortelã, tomilho, alecrim, alfazema, mangericão, ...). Podem juntar flores (pétalas de rosas, violetas).
O importante é usar a imaginação!
Podem ser feitas águas aromatizadas só com um ingrediente ou com a mistura de vários ingredientes.
Algumas combinações clássicas:
*Laranja, canela e hortelã
* Maçã e limão ou lima
*Abacaxi e gengibre
* Morango e menta
* Abacaxi e hortelã
*Pepino e alecrim
* Maracujá, laranja e hortelã
*Frutos vermelhos variados
Como preparar?
Os frutos podem ser adicionados inteiros (bagos) ou cortados em fatias finas. Os vegetais devem ser sempre cortados em fatias finas. As plantas aromáticas, algumas das folhas podem ser cortadas e outras podem ser mantidas inteiras.
Juntar os ingredientes e deixar repousar durante no mínimo 3horas. no frigorífico. Beber no próprio dia.