Blogue

Aipo: Salada Waldorf

SALADA WALDORF

Para quem não conhece, a Salada Waldorf é uma refrescante salada feita de maçã, aipo e nozes, criada no século passado pelo Maitre do Hotel Waldorf Astoria em Nova Iorque. Novas versões surgem com uvas frescas ou uvas passas.

Ingredientes: talos de aipo cortados às fatias, maçã cortadas às meias luas, nozes e/uvas passas, folhas de alface e molho de maionese ou de iogurte, gotas de sumo de limão.

Modo de preparação: juntar tudo e temperar a gosto.

Ler mais

Substituindo produtos lácteos: molho bechamel com bebida e creme vegetais

Aproveitando ter ligado o forno para fazer os Queques de Cenoura, preparei uma

couve flor e um bróculo gratinados em molho bechamel.

Uma vez que durante o mês de Maio estou a dar um maior ênfase às intolerâncias alimentares, nomeadamente ao leite e seus derivados, o molho bechamel foi confeccionado com bebida e creme vegetais.

Sinceramente gostei bastante e notei diferenças na textura e sabor.

A junção do bróculo e da couve-flor foi feita propositadamente... o seu consumo em conjunto beneficia a absorção da vitamina C, os flavenoides, o ferro e o ácido fenólico.

Modo de Preparação

Cozer ligeiramente, a vapor ou em água temperada de sal e com um fio de azeite, uma flor de bróculos e uma couve flor partida pelos raminhos. Normalmante dou um golpe no caule dos raminhos para cozer mais rápido. Escorrer.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Preparar o molho bechamel do seguinte modo:

Colocar num tacho uma colher de manteiga ou de creme vegetal de barrar. Levar ao lume branco. Deixar derreter.

Misturar rapidamente duas colheres (sopa) de farinha de trigo. Deixar cozer ligeiramente, mexendo sempre.

Adicionar a bebida vegetal até obter uma consistência líquida mas cremosa. Deixar cozinhar.

Temperar com sal e pimenta a gosto.

 

Espalhar um pouco de molho bechamel no fundo de numa travessa, colocar os legumes. Cobrir os legumes com o restante molho. Levar ao forno para gratinar.

Um excelente acompanhamento.

Bom apetite!

Ler mais

Substituindo os produtos lácteos: "Natas" vegetais

Este fim de semana apeteceu-me experimentar uns queques de cenoura e substituir o ingrediente natas por cremes culinários de arroz, aveia, côco ou de soja, vulgarmente denominados por "natas vegetais". O resultado foi positivo.

Não fiz qualquer decoração, mas poderia ter usado uma cobertura com uma das alternativas:

- chocolate negro derretido com um pouco de azeite (manteiga ou natas)

- natas vegetais batidas com açúcar

- qualqer outra ao vosso gosto

 

As natas são um produto alimentar que se obtém directamente do leite, representando a sua parte mais gorda. Hoje em dia podemos encontrar uma vasta gama de natas de acordo com o teor de gordura (inteira ou light) e textura (líquida ou cremosa). As natas podem ser fermentadas, resultando o créme fraîche. Depois de batidas com açúcar fino originam o chantilly.

O seu elevado teor de calorias e gordura, nomeadamente saturada, pode ser contraindicado o seu consumo em situações de excesso de peso e dislipidémias (níveis de colesterol elevedo).

Intolerâncias ou alergias à lactose também podem ditar a sua exclusão da alimentação.

Exitem opções 100% vegetais que podem representar uma alternativa. Contêm menos gordura saturada, não contêm lactose e são fáceis de usar.

 

QUEQUES DE CENOURA

Ingredientes: 2 ovos, 3 cenouras picadas finamente (usei a picadora 1-2-3), raspa de uma laranja, 300g açúcar, 300g farinha de trigo, 200ml creme vegetal de soja ou arroz, 1 colher (sobremesa) fermento em pó.
Modo de Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar bem as cenouras raspadas com o açúcar. Juntar os ovos e bater bem. Misturar a farinha com o fermento e o creme vegetal alternadamente até ficar bem misturado. Por fim adicionar a raspa da laranja. Colocar em forminhas untadas ou de silicone. Cozer no forno. Efectuar o teste do palito para verificar a cozedura.

Ficaram muito bons. Húmidos e pouco doces.

Ler mais

Substitutos de Produtos Lácteos: Creme de Feijão

Se for intolerante à lactose ou, simplesmente, pretende eliminar os produtos lácteos da sua alimentação poderá confeccionar um creme bem nutritivo e saboroso com o auxílio dos Funny Chefs.

Depois de uma semana tão quente e cheia de sol, a chuva e o frio regressaram. Por isso deixo-vos a receita de um creme que vai aquecer todos os Funny Chefs.

Ingredientes

500 g de feijão
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
200 ml de bebida vegetal de coco (leite de coco)
3 colheres (sopa) de salsa ou coentro picado
 


Preparação

Deixar o feijão de molho na água por 30 minutos. Escorrer a água. Numa panela de pressão, cozinhar o feijão em água suficiente para cobri-lo. Deixar a cozinhar durante 20 minutos após o início do cozimento por pressão. Noutra panela, aquecer o azeite, dourar a cebola, o alho e o louro. Acrescentar o feijão ao refogado e deixar cozinhar por 20 minutos no fogo baixo até o caldo engrossar. Deixar arrefecer, retirar a folha de louro e bater no liquidificador. Se for preciso, acrescentar mais água quente. Transfirir o feijão para a panela, acrescentar a bebida vegetal de coco e deixar cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até formar um creme. Acrescentar a salsa ou o coentro.


 

Ler mais

Substitutos de produtos lácteos: "MANTEIGA" DE AMENDOIM

Se for intolerante à lactose ou, simplesmente, pretende eliminar os produtos lácteos da sua alimentação poderá substituir o consumo de manteiga de origem animal por um creme de barrar de amendoim, vulgarmente denominado de manteiga de amendoim.

A manteiga de amendoim é absolutamente nutritiva. Apenas duas colheres de sopa contém quase 3mg de vitamina E, um poderoso antioxidante que auxilia na reparação da pele. É também fonte de de magnésio (cerca de 49mg) , potássio (cerca de 210mg) e uma variedade de outras vitaminas, todas as quais desempenham um papel vital na manutenção de um corpo saudável.

A manteiga de amendoim possui uma reputação um pouco negativa como um alimento que engorda, ela contém cerca de 188 calorias em 2 colher de sopa. Apesar de calórica, a manteiga de amendoim é rica em fibras e proteínas. Cada porção contém cerca de 8g de proteína e 2g de fibras. As fibras possuem um papel importante na dieta, uma vez que atuam diretamente na digestão e no bom funcionamento do intestino. A fibra também desempenha um outro papel importante para aqueles em uma dieta de restrição calórica: ela cria uma sensação de saciedade e ajuda a reduzir o apetite .

 

A manteiga de amendoim é repleta de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são consideradas gorduras saudáveis ​​para o coração. As gorduras monoinsaturadas também agem para diminuir a gordura da barriga e reduzir as hipóteses de sofrer de síndrome metabólica.

 

 

Deixo-vos uma receita de Manteiga de Amendoim Caseira.

Espero que gostem!

 

Ingredientes: 500g de amendoim torrado, sem casca e sem pele; 150ml de óleo vegetal e 1 colher de sopa de açúcar mascavo

Como fazer: Bata o amendoim torrado e sem pele no liquidificador até ele ficar totalmente moído, em grãos muito pequenos.
 Misture lentamente o óleo vegetal. Vai ser necessário parar o processo de mistura no meio para mexer com uma colher o amendoim que já estará dentro do liquidificador (ele tende a acumular-se nos cantos e em baixo, dificultando a mistura com o óleo vegetal). Após bem misturado o amendoim com o óleo vegetal,adicinar o açúcar mascavo. Pode ser misturado no liquidificador ou à mão, já dentro do recipiente em que será guardado para ser consumido.

Conservar no frigorífico.

Ler mais