Blogue

Ano Novo: Frigorifico e Despensa Limpos e Arrumados

Depois da época natalícia e de fim ano é a altura ideal para dedicar algum tempo ao frigorífico e à despensa dos alimentos.

O FRIGORÍFICO

A limpeza do frigorifico é muito importante para a conservação dos alimentos e do próprio equipamento. Um frigorífico quando não é limpo de bactérias estas poderão afectar tantos os alimentos como o funcionamento do seu frigorífico.

Para limpar o seu frigorifico comece por remover todos os alimentos de dentro do aparelho, desligue-o e retire as prateleiras e outros adereços de arrumação das portas. Lave-as com detergente de loiça. Seque muito bem, com um pano seco e limpo, antes de as poder colocar no sitio novamente.

Na zona mais fria, arrume carne picada ou de aves crua, fiambre e charcutaria, peixe, cozinhados, conservas abertas e produtos de pastelaria.

A carne deve ser guardada na zona mais fria a uma temperatura entre 0ºC e 3ºC, junto dos pratos já cozinhados, peixe, charcutaria e outros produtos sensíveis. A carne picada deve ser consumida de imediato e até 24 horas. Outras carnes cruas podem ficar no frigorífico até 3 dias. As cozinhadas só resistem 1 a 2 dias. A temperatura no frigorífico deve rondar os 3ºC, mas nunca deve ser negativa, nem superior a 5ºC.

Legumes e fruta devem ser guardados nas gavetas. Reserve a porta para os ovos, manteiga, margarina, leite, água e sumos. Na prateleira de cima, arrume os iogurtes, queijo, natas e compotas.

 

A DESPENSA

A despensa é algo que deve estar sempre limpa e organizada, para que os alimentos sejam fáceis de encontrar e também para que não se perca demasiado tempo à procura de algo.

Juntamente com os Funny Chefs da casa, retire tudo das prateleiras e depois de limpas comece a organizar os alimentos...

Deve começar por verificar a data de validade dos produtos e colocar os que estão perto do prazo de validade em separado e à frente para que sejam utilizados primeiro. Para ser mais fácil identificar, pode marcar as embalagens com uma etiqueta autocolante com um marcador.

Rejeite os alimentos cuja data de validade expirou. Se os quiser consumir, observe a sua consistência, cor, odor. Prove uma pequena quantidade apenas se os parâmetros anteriores lhe parecer característicos, caso contrário não arrisque. Se o sabor também se apresentar sem alteração, em princípio o alimento ainda conserva as suas caracterísiticas e não apresentará risco para a sua saúde se o consumir. Em caos de dúvida, opte sempre por rejeitar o alimento.

Em relação aos alimentos ou produtos que provocam maior sujidade pode optar por coloca-los em frascos com tampa, como é o caso do arroz, farinha, café ou do açúcar.

Deve optar por colocar os alimentos com menor utilização no fundo da despensa e os com maior utilização em frente, pode também colocar os alimentos de cada categoria juntos, assim irá saber quando é que determinado alimento acabou evitando que fiquem todos misturados e por lapso pense que determinado alimento acabou e no final estava era misturado no meio dos restantes alimentos. Vai poupar tempo e dinheiro!

Uma boa técnica para que possa se organizar melhor, é colocar na despensa sistemas de organização, como caixas ou cestos, são bastante útis para guardar alimentos mais pequenos ou que precisem de estar separados. Existem muitas alternativas no mercado.

 

Regras "FIFO", "LIFO" e "FEFO"

Hoje, existem três grandes modelos de armazenagem que deve aplicar ao seu frigorífico e despensa para alimentos da mesma famílía. O FIFO (First In, First Ou_t - Primeiro que entra é o primeiro que sai), LIFO (_Last In, First Out - O último que entra é o primeiro que sai), e o FEFO (First Expired, First Out - O Primeiro a expirar a validade é o primeiro que sai). É, portanto, muitissimo importante olhar para a validade dos alimentos!

 

Tem dúvidas a implementar estas regras? Contacte-nos para funny.chefs.pt@gmail.com

Ler mais

Delicia de Romã

O Inverno chegou e as romãs vermelhas e amarelas invadiram as frutarias.

Grãos doces, sumarentos e vermelhos.

Sugestão para usar romã. Não é aconselhável a intolerantes a lactose.

Ingredientes:

iogurte grego natural

mel (facultativo)

raspa de limão a gosto (laranja ou lima)

grãos de romã

 
Modo de Preparação

Lavar bem a casca do limão.

Colocar o iogurte numa taça. Se usar iogurte açucarado não necessita de adionar mel a gosto.

Juntar a raspa e envolver no iogurte.

Misturar os grãos de romã no momento de servir.

 

Bom proveito!!!

 

Técnica de mexer envolvendo: misturar os ingredientes suavemente, sem bater. Fazer movimentos circulares, rodando a colher de baixo para cima, fazendo com que o creme ou massa que estava no fundo do recipiente passe para o topo e viceversa.

 

Objectivos: aprender as vantagens de comer fruta da época, usar com segurança o raspador, ganhar perícia na técnica de envolver os cremes, ganhar paciência para realizar tarefas mais difíceis (retirar os grãos da romã sem os esmagar)

Ler mais

Muesli Delicioso

A época festiva associada ao Natal e Ano Novo terminou...

O que fazer aos frutos que sobraram?

Foi este pensamento que tive e lembrei-me de partilhar uma receita de muesli. Espero que gostem!

Esta é apenas uma sugestão.

Usa a tua imaginação. Faz a tua própria combinação de frutos e flocos.
Ingredientes:

3 chávenas de flocos de aveia
3 colheres de sopa de sementes de sésamo
3 colheres de sopa de sementes de girassol
3 colheres de sopa de côco ralado

1 colher de sopa de sultanas
Meia chávena de amêndoas às lascas
Meia chávena de nozes partidas

6 figos secos partidos em pedaços

3 alperces secos partidos em pedaços

3 ameixas secas partidos em pedaços
1 colher de chá de canela (facultativo)
2 colheres de sopa de mel (aumentar ou diminuir caso goste de mais ou menos doce)
2 colheres de sopa de óleo
 

Modo de Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Numa taça, juntar todos os ingredientes. Primeiro colocar os sólidos, e depois os líquidos. Misturar bem com as mãos ou colher.

Levar ao forno, num tabuleiro antiaderente ou de silicone, durante cerca de 30 minutos. A cada dez minutos, abrir a porta do forno e mexer com um garfo, para que a mistura fique dourada uniformemente. Depois de retirar do forno, deixar arrefecer.

Guardar em frasco de vidro, identificado com etiqueta autocolante com a menção “Muesli Especial” e a data de confeção.

Manter em local seco e fresco, protegido da luz. Consumir nos 15 dias seguintes de forma a a não perder todas as suas características (sabor, textura, ...).

 

Juntar leite ou iogurte natural ou com aromas.

 

Intolerantes ao glúten: usar flocos de milho ou de arroz

Intolerantes à lactose: usar leite ou iogurte sem lactose, leite ou iogurte de soja

 

Objectivos: reaproveitar alimentos, conhecer alguns tipos de medidas usadas na culinária, reutilizar embalagens de vidro, conhecer diferentes formas de apresentação dos frutos, contactar com frutos com diferentes sabores e texturas, usar o forno e recipientes quentes em segurança, desenvolver a criatividade ao criar a etiqueta de identificação.

Ler mais

Dia dos Reis

Celebra este dia fazendo uma coroa de rei! Vai até à nossa Galeria de Fotos e vê o que temos para ti!

 

O Dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro.
Assinala a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior - ou Melchior - e Baltasar) foram visitar a dar oferendas ao Menino Jesus. Deram-lhe ouro, incenso e mirra.
Em Portugal nesta altura cantam-se as Janeiras e come-se bolo-rei. Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição neste dia dar as prendas (de Natal) às crianças.

O Bolo Rei tradicional (vê a foto na nossa Galeria de Fotos) representa a coroa de um rei, em que as frutas coloridas fazem lembrar as pedras preciosas... Actualmente, podemos encontrar vários tipo de Bolo Rei (tradicional, só com frutos secos, de chocolate, de cereja, escangalhado, ...).

Este bolo é bastante saboroso e nutritivo. Por isso não devemos abusar do seu consumo!

Existem 343 calorias em Bolo Rei tradicional (1 fatia).
Repartição das Calorias: 34% líp, 60% carbs, 6% prot.

Nunca esquecer! Uma criança necessita APENAS de 1500 a 1750 calorias por dia!


 

Ler mais

Hierarquia na Cozinha

Para perceberes como as tarefas são dividas numa cozinha a sério, explicamos-te a hierarquia na cozinha.

Na gastronomia, assim, como em outras profissões deparamos-nos com uma divisão de tarefas e responsabilidades a serem cumpridas. Para se atingir um posto desejado, deve-se estudar e praticar bastante.
Alguns começam como meros ajudantes, outros, tem a oportunidade e a possibilidade um cargo de confiança se forem talentosos, dedicados e competentes.

A Hierarquia
Chef
– responsável pela coordenação da equipa, controlo das solicitações de compras, por montagem do menu, etc.
Sous chefe – cumpre as orientações do chef e coordena a equipa na sua ausência.
Chef de partie – responsáveis por setores específicos da cozinha como por exemplo as entradas e sobremesas.
Cozinheiros – responsáveis pela preparação dos alimentos e armazenagem dos mesmos.
Comins – responsável por apoiar os cozinheiros e pela higiene geral da cozinha.

Vamos-te nomear Chef? ainda é cedo...

Ler mais
Crie o seu site grátis Webnode