Funny Lanches
O lanche é uma refeição intermádia, que serve para dar energia à criança entre duas refeições principais. Não é preciso impor sacrifícios para oferecer um cardápio nutritivo e atraente, a chave é apresentar diferentes grupos de alimentos que possam suprir a necessidade da criança. O ideal é que ele contenha uma porção de:
- hidratos de carbono que fornece energia, como pães (integral, sementes, mistura, ...), bolachas (de preferencia integrais e sem recheio) ou bolos simples (sem coberturas e recheios e, de preferência, com pouco açúcar);
- frutas ou legumes, responsáveis pelas vitaminas, minerais e fibras
- lácteos (leite, queijos ou iogurtes), bebidas vegetais (aveia, coco, ...) que fornece proteínas.
Além de apresentar os diferentes grupos alimentares, evitar monotonia de opções é muito importante, ou seja, procurar variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer. Destaca-se também, a importância da hidratação para repor as perdas hídricas durante as atividades, sendo fundamental o consumo de água.
Os pais são responsáveis pelas escolhas e pelos padrões alimentares por meio do tipo de alimento adquirido, pela sua qualidade e preparação, além da cultura e dos comportamentos que podem influenciar nos hábitos alimentares e servirem como modelo para as crianças na transmissão de informações sobre o comportamento alimentar e na prática da alimentação saudável dos filhos. Nunca esquercer:
"as opções práticas nem sempre são as mais saudáveis"
Abaixo segue alguns alimentos não recomendados incluir nos lanches das crianças:
Salgadinhos e Fritos: possui alto teor de sódio e gordura;
Refrigerantes e sumos/ bebidas artificiais: alto teor de açúcar, aditivos e sódio;
Gomas: alto teor de açúcares e aditivos;
Maionese, ketchup e mostarda: calóricos, alto teor de gordura saturada, açúcar, sódio e aditivos químicos;
Biscoitos recheados, bolinhos prontos e bolos recheados: ricos em calorias, açúcar, gorduras (trans) e possui pouca fibra alimentar;
Chocolates: rico em gordura, ácidos gordos saturados e sódio.
Esses alimentos possuem alta quantidade calórica em pequenas porções e baixa concentração ou ausência de nutrientes necessários ao bom crescimento e desenvolvimento das crianças. Quantidades excessivas de sódio, açúcar e gorduras, somadas as baixas quantidades de fibras, vitaminas e minerais aumentam os riscos para problemas nutricionais.
Por todas estas razões seguem-se sugestões saudáveis, saborosas e muito coloridas de lanches. De certeza que os pequeno Funny Chefs vão adorar!