A ALFACE
Existem vários tipos de alface verde e roxa, esta última contém mais poder antioxidante comparada com as de folha verde.
Manteiga ou lisa, frisada, folha casca de carvalho, iceberg ... Todas com texturas diferentes, mas igualmente saborosas.
A rúcula e o agrião, apesar de serem vegetais, não são tecnicamente alface. Estes são muitas vezes utilizados alternadamente com alface em saladas.
Quais os Seus Benefícios?
A Alface é Amiga do Coração
É uma excelente fonte de vitamina A (nomeadamente através da sua concentração de pró-vitamina A de carotenóides, betacaroteno), vitamina K, ácido fólico, vitamina C, manganês e cromo. É igualmente uma boa fonte de fibra alimentar, contendo 6 vitaminas diferentes e minerais.
A vitamina C e o beta-caroteno trabalham em conjunto para evitar a oxidação do colesterol. Quando o colesterol é oxidado, torna-se pegajoso e começa a acumular-se nas paredes das artérias formando placas. Se essas placas aumentam consideravelmente, podem bloquear o fluxo sanguíneo, causando um coágulo que desencadeia um ataque cardíaco ou derrame. A fibra na alface acrescenta ainda outra vantagem, gerando efeitos posítivos aos cardíacos.
No cólon, faz a ligação da fibra de sais biliares e remove-as do corpo. Isto obriga o organismo a produzir mais bile, que é útil porque ao fazê-lo combate o colesterol. Este é apenas um caminho no qual a fibra é capaz de diminuir os níveis elevados de colesterol.
Igualmente benéfico para a saúde do coração é o conteúdo de ácido fólico. Esta vitamina B é necessária pelo organismo para converter um produto químico nocivo chamado homocisteína noutro tipo de substâncias benignas. Se não for convertido, a homocisteína pode danificar directamente os vasos sanguíneos, aumentando assim o risco de ataques cardíacos e derrames. Além disso, a alface é uma boa fonte de potássio, que tem sido demonstrado em diversos estudos ser útil na redução da pressão arterial, outro factor de risco para doenças cardíacas. Com o seu ácido fólico, vitamina C, beta-caroteno, potássio, e teor de fibras, a alface pode contribuir significativamente para uma dieta saudável do coração.
A alface também tem um poder calmante, alivia as tensões e é indicada para quem sofre de insônia, pois também age como sedativo. Além de ser um excelente cicatrizante e desintoxicante, as singelas folhinhas verdes também são importantíssimas para quem sofre de intestino preguiçoso, pois contém considerável quantidade de fibras.O chá das folhas da alface fervidas funcionam como calmante e como regulador do intestino.
Alface na Estética
Na estética, máscaras e compressas de alface reduzem o inchaço e a irritação da área dos olhos e servem como calmante e purificante da pele. Para purificar e acalmar a pele, basta picar a alface, adicionar algumas gotas de azeite de oliva , duas colheres de sopa de iogurte. Usar como máscara facial, que deve ser espalhada sobre uma gaze (não espalhada diretamente sobre o rosto), e então colocar no rosto por um período de 30 minutos.
Para irritação nos olhos, basta amassar as folhas de alface até virar uma papa, e usar como compressa. O chá das folhas da alface fervidas funcionam tanto como calmante quanto regulador do intestino.
Como Conservar?
Independentemente do tipo, todas as alfaces devem mostrar folhas limpas, frescas, livres de manchas escuras ou viscosas. Além disso, as bordas das folhas não devem ter sinais de cor acastanhada ou amarelo.
As alfaces devem ser guardadas num saco plástico ou embrulhadas em num pano húmido e armazenadas no frigorífico (de preferencia na gaveta existente, normalmente, na zona inferior).
Para armazenar as saladas verdes que são vendidas com as suas raízes, envolva as raízes numa toalha de papel húmido e coloque as verduras inteiras num saco plástico.
A alface vai manter-se com qualidade por cinco a sete dias, e as suas folhas por 2-3 dias, enquanto os verdes frágeis, como a rúcula e agrião, idealmente, deveriam ser preparados no dia da compra.
Todos os tipos de alface devem ser guardados longe de frutos de etileno-produção, tais como maçãs, pêras e bananas, pois fará com que as folhas de alface fiquem acastanhadas.