Bolos de Gema

Temperadas pela ancestralidade cultural, as festas e as romarias são uma forma de os portugueses expressarem aos santos a sua profunda devoção. Entre o religioso e o profano, nas festas e romarias há convívio e diversão, compra-se toda a gama de artefactos, incluindo, claro está os doces. Não há romaria no Norte que não se encontre à venda Cavacas e Bolos de Gema. Bons todo o ano, mas nesses dias o seu sabor fica ainda mais delicioso. As festas de São de Gonçalinho, que terminam amanhã, arrastaram os populares a comprar estes doces para pagar as suas promessas ou fazer o gosto à sua gulodice.

Atrevam-se a fazer estes bolinhos juntamente com o vosso Funny Chefs. Vai ser diversão pela certa!

Feitos em casa, sem corantes e sem conservantes, mantêm-se bons durante muitos dias, quando guardados em recientes bem fechados.

Ingredientes

Massa: 3 ovos + 4 gemas de ovo; 250g açúcar; raspa de meio limão; 150g farinha de trigo; farinha para polvilhar; óleo para untar

Cobertura: 150g açúcar em pó; 1 clara de ovo

Modo de Preparação

Pré aqueça o forno a 200º C. Unte um ou vários tabuleiros com óleo e polvilhe com farinha.

Num recipiente colocar os ovos inteiros,as gemas e o açúcar, bater com a batedeira eléctrica, durante 20 minutos sem parar até obter um creme fofo e esbranquiçado.

Adicionar a raspa do limão e a farinha sem grumos, mexendo a massa, mas sem bater até a massa estar bem ligada.

Com uma colher de sopa colocar pequenas porções de massa, mas bem separadas umas das outras.

Levar a cozer mais ou menos 10 minutos. Verificar se estão cozidos.

Depois de cozidos, descolar de imediato com uma espátula, deixe arrefecer em cima de um balcão ou mesa forrados com papel vegetal, para a seguir serem cobertos.

Cobertura:
Misturar 150 grs de açúcar em pó (icing sugar), com uma clara de ovo e algumas gotas de sumo de limão, bater estes ingredientes com uma colher de pau, até que ao levantar a colher a glacê fique quase segura na mesma.
Untar os bolos por baixo e por cima com uma camada fina de glacê (mais doces, com uma camada mais espessa), passe-lhes os dedos po cima em circulo para que fiquem marcados.
rDeixa secar de um dia para o outro.

 

Tens dificuldade em separar a gema da clara? Queres perceber como é que as claras ficam em espuma? (vê os artigos)
 

Objectivos: ganhar prática a separar a gema da clara; ganhar prática a usar o raspador em segurança; saber usar a batedeira eléctrica; entender o processo de transformação das claras líquidas em espuma (claras "em castelo"); saber fazer glacê, ganhar perícia na decoração de bolinhos.