Confraria da Fogaça da Feira

Confraria da Fogaça da Feira

 

Foi o Querer, o Sonho e um intenso entusiasmo que a confraria da Fogaça da Feira nasceu a 15 de Abril de 2002.

Tem como objectivos a promoção do estudo, a defesa e divulgação da fogaça da Feira, bem como a sua relação com a gastronomia e artesanato, a arte, a ciência e a literatura, quer directamente, quer em complemento com outras actividades histórico-sociais.

A Fogaça é um símbolo centenário das Terras de Santa Maria da Feira. A realização de um traje que marcasse a solenidade, a herança histórica e a grandiosidade desta tradição secular obrigou a uma aturada pesquisa dos costumes e tradições medievos.

O solene traje é constituído por uma capa de inspiração quinhentista. O uso de brocado dá-lhe um toque de nobreza e distinção concedendo-lhe ao mesmo tempo, a sua imponência protocolar. O gorro, inspirado nas formas da fogaça, é o complemento chave desta indumentária. Se, por um lado, permite a identificação dos confrades, por outro lado, irá conter os elementos de distinção hierárquica – através do jogo cromático das cintas.

A cor, elemento de extrema importância pela impressão visual que produz, foi escolhida para simbolizar os tons dessa única e afamada iguaria que é a fogaça.

As insígnias têm a forma de Escudo, com o Brazão dos Pereiras, em corte vertical, na metade esquerda; no quartel inferior direito, o Castelo, símbolo da Terra de Santa Maria; no quartel superior direito, o forno e, em movimento giratório, a fogaça, que simboliza a partilha por todos.