Confraria do Leitão à Bairrada
Fundada em 1995, a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, com sede em Sangalhos, é uma Associação sem fins lucrativos, de âmbito regional, tendo por objectivo primeiro e primordial a divulgação dos valores culturais e gastronómicos da região, levando a cultura e costumes Bairradinos a todos os pontos por onde passa e onde é convidada a comparecer.
A Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada pretende defender a legitimidade do Leitão da Bairrada e preservar a sua qualidade e as suas seculares características, honrando e prestigiando a tradição, de forma a proteger esta iguaria de qualquer incumprimento da receita tradicional.
Tempero do leitão
Para preparar o tempero, juntam-se, num almofariz de madeira, – onde se pisarão, se possível, pela ordem que se segue – os seguintes ingredientes:
2 cabeças de alhos,
1 punhado de sal (3 colheres de sopa, por exemplo),
1 colher de sopa bem cheia de boa pimenta,
um pouco de salsa,
cerca de 50 g de toucinho e 50 a 100 g de «unto» manteiga de porco
1 folha de louro
1 colher de sopa de azeite
Estas quantidades são as normais para um leitão de 7 a 8 kg.
Depois de todos os ingredientes bem pisados adiciona-se a manteiga de porco mexendo sempre até ficar uma massa regular. Finalmente, junta-se o azeite que deverá misturar-se com a massa feita com os referidos condimentos.