Confraria do Leitão à Bairrada

Fundada em 1995, a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, com sede em Sangalhos, é uma Associação sem fins lucrativos, de âmbito regional, tendo por objectivo primeiro e primordial a divulgação dos valores culturais e gastronómicos da região, levando a cultura e costumes Bairradinos a todos os pontos por onde passa e onde é convidada a comparecer. 

 A Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada pretende defender a legitimidade do Leitão da Bairrada e preservar a sua qualidade e as suas seculares características, honrando e prestigiando a tradição, de forma a proteger esta iguaria de qualquer incumprimento da receita tradicional.


No âmbito da sua actividade são atribuições da Associação nomeadamente as seguintes:
 
A) Promover e manter a qualidade do leitão assado da Bairrada, abrangendo entre outros os aspectos relacionados com a qualidade da matéria prima a utilizar, meios e técnicas a adoptar na sua preparação culinária e todo o envolvimento que rodeia a fruição desta iguaria.
 
B) Promover e manter a qualidade dos produtos culinários que estão normalmente associados ao Leitão da Bairrada (cabidela de leitão, feijoada de leitão, etc.) bem assim como o pão regional, o vinho da Bairrada e, de um modo mais abrangente, toda a culinária regional e nacional onde se insere, sem contudo deixar de considerar a sua natural evolução desde que tal seja fundamentada nas boas experiências adquiridas e/ou no progresso das técnicas.
 
C) Realizar encontros e convívios gastronómicos promovendo o leitão assado da bairrada e a gastronomia regional e nacional e proporcionando aos seus associados um maior enriquecimento cultural e gastronómico bem assim como uma satisfação plena na fruição do leitão assado da Bairrada.

Tempero do leitão

 Para preparar o tempero, juntam-se, num almofariz de madeira, – onde se pisarão, se possível, pela ordem que se segue – os seguintes ingredientes:

 2 cabeças de alhos,

1 punhado de sal (3 colheres de sopa, por exemplo),

1 colher de sopa bem cheia de boa pimenta,

um pouco de salsa,

cerca de 50 g de toucinho e 50 a 100 g de «unto» manteiga de porco

1 folha de louro

1 colher de sopa de azeite

Estas quantidades são as normais para um leitão de 7 a 8 kg.

Depois de todos os ingredientes bem pisados adiciona-se a manteiga de porco mexendo sempre até ficar uma massa regular. Finalmente, junta-se o azeite que deverá misturar-se com a massa feita com os referidos condimentos.


Mais informações em www.leitaobairrada.com


Crie o seu site grátis Webnode