CONFRARIA GASTRONÓMICA DO CONCELHO DE OVAR

O objectivo principal da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, traduz-se na promoção da gastronomia do concelho de Ovar, realçando o seu interesse popular, turístico, cultural e económico, sem no entanto, reprimir a sua evolução natural e adequada a processos tecnicamente atuais e tidos como mais-valia.

Entende como desejável, incentivar a investigação do Património Gastronómico do Concelho de Ovar nos seus múltiplos aspectos: receituário, arte e técnica da cozinha tradicional, produtos utilizados, relacionamento da arte popular com a gastronomia, pesquisa das antigas casas de comida, cozinheiras e cozinheiros de mérito, evolução dos pratos e todos os outros que permitam fazer a reconstituição histórica da cozinha dos nossos antepassados e afirmar a sua razão de ser nos dias de hoje. Importante também não descurar a promoção a nível regional, nacional e internacional a gastronomia do concelho de Ovar, através das formas para o efeito consideradas convenientes. Para o que se torna fundamental elaborar uma Carta Gastronómica do Concelho de Ovar e colaborar na publicação e actualização periódica de um Roteiro da Gastronomia do Concelho de Ovar. Na sequência dos propósitos atrás traçados, coloca-se naturalmente a necessidade de apoiar as medidas tendentes à preservação e recuperação da fauna e da flora autóctones, nomeadamente das espécies piscícolas e cinegéticas, das ervas aromáticas e condimentos assim como de todos os produtos tradicionais.

Traje: Gabão Varino, peça de traje tradicional utilizado por todas as classes sociais na região vareira.

Insígnia: Tridente, símbolo inspirado num dos ex-libris monumentais da cidade de Ovar, a “Fonte do Neptuno”, e com triplíce significado - o Mar (tridente), a Terra (forquilha), e a Mesa (garfo).

Informação gentilmente cedida pela Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar em 05/11/2014