Cozer a Vapor

Cozinhar os legumes no vapor é uma óptima opção para se alimentar bem. O método ajuda a preservar os nutrientes, o sabor e a cor do alimento, deixando a refeição ainda mais saudável.

Em todos os processos de cozedura há perda de nutrientes. Quando se cozinha na água, ela leva remove uma quantidade muito grande dos nutrientes (por exemplo as vitaminas hidrosolúveis). A cozedura a vapor tem um desperdício menor, uma vez que os alimentos só contactam com o vapor.

Os legumes devem cortados em pedaços grandes. Isso diminui a área de contato com o vapor, preservando ainda mais suas características. Não deve colocar sal. Só após ter finalizado o processo.

A dica para quem ainda não aderiu a essa forma de cozedura e prefere a água é optar por cozinhar os legumes ainda com casca, que serve como uma barreira natural.

Para garantir o consumo de todos os nutrientes possíveis, é preciso ainda um pouco de gordura. Isso mesmo!  As vitaminas A, B, E e K só são absorvidas na presença de gordura. Então, um fio de azeite é muito bem-vindo, além de deixar a comida ainda mais saborosa!

Como cozinhar no vapor

1- Escolha a panela ideal. Existem várias no mercado que possibilitam o procedimento. O importante é ter o cestinho para colocar os legumes e que seja fácil de manusear e fechar. É essencial que o vapor não saia por entre buraquinhos da tampa.

2- Para manter as propriedades dos legumes, o ideal é que se use pouca água. Apenas o suficiente para o tempo de cozimento (cerca de 5cm de água). Algumas panelas já vêm com indicação da quantidade, fique atenta.

3- Depois de colocar a água na panela, coloque o cestinho com os alimentos a serem cozidos. Atenção com o tipo de legumes, escolha colocar junto os que tenham mais ou menos a mesma textura, para que o tempo na panela seja o mesmo.

4- Coloque o cestinho na panela quando a água já estiver a ferver e garanta que ele não esteja encostando no líquido.Depois é só fechar a tampa, baixar a intensidade do calor e esperar o tempo de cozimento.