Impactos da Dieta Materna nas Alergias Alimentares das Crianças

Um caminho de estudos a percorrer.... mas já existem alguns resultados

 

Mais de 20 milhões de europeus são afetados com alergias alimentares. Um novo estudo é esperado para descobrir as causas da alergia em crianças. Investigadores começaram a avaliar o impacto da dieta materna sobre alergia alimentar na vida adulta.

 

Os cientistas estão olhando para as alergias de novas maneiras. Ela envolve a indústria de alimentos e presta especial atenção à relação entre as dietas iniciais e alergia na vida adulta. Clare Mills, professora de alergia num dos Institutos da Universidade de Manchester, Reino Unido, é o coordenadora do iFAAM . Este projeto de pesquisa financiado pela UE segue os passos de projectos de investigação europeus que remontam há mais de uma década.

Em particular, as conclusões de um estudo de longo prazo de uma amostra de jovens, agora com seis anos de idade, que foram acompanhados desde o nascimento e cujas dietas e alergias foram registradas, estão agora à vista.


"Nosso objetivo é ver os resultados de alergia da sua dieta no início da vida , e mesmo antes de eles nascerem, já que temos informações sobre dietas das suas mães e sobre o desmame ",

"Este trabalho foi coordenado a Charité [ Hospital Universitário ] em Berlim, e envolve 12 mil pessoas em amostras provenientes da Islândia à Grécia ", diz Mills.

Mills diz que este trabalho já está produzindo indicadores interessantes. Por exemplo, uma comparação entre o Reino Unido e Israel mostra que as crianças de Israel normalmente comem nozes numa idade mais cedo do que no Reino Unido. Isto sugere que tais hábitos alimentares podem ter um efeito protector contra alergias. "Isso significa que o conselho atual que as crianças devem evitar nozes, podem piorar as coisas ", ela observa.

Um especialista reconhece o foco na dieta materna é o caminho certo. " Não há razão para se preocupar com a dieta materna durante a amamentação e gravidez em relação aos resultados de alergia alimentar em crianças . A dieta pode alterar os nutrientes e proteínas no leite materno e afectar o sistema imunitário . Estudos sugerem que uma dieta "saudável" é importante " , diz Scott Sicherer, professor de pediatria, alergia e imunologia na Faculdade de Medicina Icahn no Monte Sinai, em Nova York, EUA.

No entanto, a ligação entre a dieta precoce e materna e o aparecimento de alergia não está provado, de acordo com Karin Hoffmann- Sommergruber, professor associado do departamento de fisiopatologia e pesquisa de alergia em Viena Medical University, Áustria.

Fonte: www.haccpeuropa.com