O AIPO
O Aipo é conhecido pelo seu sabor aromático forte que lhe dá a popularidade nas cozinhas do Mediterrâneo. O Aipo tem uma história longa e prestigiosa de uso, primeiro como remédio e, depois, como um alimento. A referência inicial das propriedades medicinais das folhas de aipo remonta ao século 9 aC, quando o aipo fez uma aparição na Odisseia, o célebre epopéia do poeta grego, Homero.
Os antigos romanos usaram o aipo como um tempero, uma tradição que tem realizado ao longo dos séculos.
Não foi até a Idade Média que o uso do aipo se expandiu além da medicina e os se começou a usar como um alimento. Este legume delicioso e crocante tornou-se realmente popular no século 18 na Europa.
Esta planta herbácea tem origem na Europa e agora está espalhadas por todo o mundo como uma planta de jardim e como um vegetal.O Aipo tem hastes que formam um caule grosso, estriadas, com as folhas marcadas. Toda a planta tem um forte sabor pungente, embora o branqueamento do caule na sua cultura fez o aipo perder essas qualidades, adquirindo um sabor doce e aroma característico que o torna um bom ingrediente em saladas e sopas.
O Aipo é rico em Vitamina C
O aipo é uma excelente fonte de vitamina C, uma vitamina que ajuda a suportar o sistema imunitário. A vitamina C também previne os danos dos radicais livres e por isso é também associado com a redução da gravidade de condições inflamatórias.
Como os radicais livres oxidam o colesterol e podem levar à ruptura de placas que podem causar ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais, a vitamina C é benéfica para a promoção da saúde cardiovascular.
O Aipo é fonte de Vitamina A
O Aipo é fonte de vitamina A. A Vitamina A e o beta-caroteno são antioxidantes flavonóides naturais. A Vitamina A é também necessária para a manutenção saudável das membranas mucosas e da pele e é também essencial para a visão.
O Aipo tem acção diurética
As suas sementes, caule e raiz têm propriedades diuréticas e propriedades estimulantes e tónicas. O aipo, que é rico em potássio e sódio, os minerais mais importantes para a regulação do equilíbrio hídrico, estimula a produção de urina, contribuindo assim para livrar o corpo do excesso de fluido.
O Aipo protege contra radicais livres
O Aipo contém compostos que ajudam a prevenir que os radicais livres danifiquem as células, diminuindo assim as mutações que aumentam o potencial de se tornarem células cancerosas.
Estas substâncias também aumentam a actividade de determinadas células responsáveis pelas defesas imunológicas que eliminam as células potencialmente prejudiciais, incluindo as células cancerígenas.
Além disso, possuem compostos que demonstraram ajudar a impedir o crescimento de células tumorais.
Igualmente, suas folhas são ricas fontes de antioxidantes tais como flavonóides zeaxantina, luteína e beta-caroteno, que tem funções anti-oxidante de proteção do câncer.
Como Escolher e Conservar
As folhas devem ser pálidas ou verde brilhante e livres de manchas amarelas ou cantanhas. Às vezes, o aipo pode ter uma condição chamada "Blackheart", que é causada por insectos. Para verificar se há danos, separe os talos e olhe se existe coloração castanha ou preta.
Para armazenar o aipo, coloque-o num recipiente fechado ou envolva-a num saco plástico ou pano húmido e guarde-o no frigorífico. Se estiver a armazenar aipo cortados ou descascados, garanta que estão secos e livre de resíduos de água. O congelamento fará com que o aipo murche e, por isso, deve ser evitado.