Questões Sobre Intolerâncias e Alergias Alimentares: Leite

 

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é um problema frequente, causado pela deficiência da enzima lactase.

Ocorre em cerca de um terço da população portuguesa, manifestando-se pelo aparecimento de gases e distensão abdominal, diarreia ou cólicas após a ingestão de produtos lácteos.

 

 

O que é a deficiência de lactase?

A lactose é o nome científico do açúcar do leite, que existe nos produtos lácteos. A lactase é a enzima que o organismo produz para digerir o açúcar do leite, de maneira a que os produtos lácteos possam ser facilmente digeridos.

Ter deficiência de lactase significa que o organismo não produz lactase em quantidade suficiente para digerir completamente o açúcar do leite. Em consequência, o açúcar do leite fica por digerir no intestino delgado, podendo causar diarreia ou outros problemas como cólicas e gases.

 

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE INTOLERÂNCIA AO LEITE E ALERGIA AO LEITE?

Intolerância ao leite não é o mesmo que alergia ao leite. A alergia ao leite é provocada por uma reacção química no organismo, e não por uma deficiência enzimática.

Os sintomas de alergia ao leite são vómitos, vermelhidão da pele e diarreia.

Se pensa que tem alergia ao leite, deve consultar o médico.

 

 

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO?

Pode fazer-se por medição do hidrogénio no ar expirado após ingestão do açúcar (teste respiratório de hidrogénio). Este é o método mais simples e rigoroso de avaliação da deficiência de lactase, sendo o usado actualmente.

 

 

Quais os alimentos mais ricos em lactose?

Leite condensado, leite evaporado, leite em pó. Leite (gordo, meio-gordo, magro, desnatado, com chocolate). Queijo. Gelado. Natas. Chocolate de leite. Manteiga. O iogurte contém fermentos que digerem parcialmente a lactose, pelo que geralmente é tolerado na quantidade de 1 por dia.

 

Outros alimentos com lactose*

Bolos de pastelaria, caramelos com recheio, aperitivos de queijo, refrescos em pó, pudins instantâneos ou feitos com leite. Margarinas. Mayonnaise. Alimentos congelados. Alimentos infantis. Sopas instantâneas, bolos instantâneos, batatas fritas comerciais. Café e chá instantâneos. Frutas de conserva. Enchidos, salames, salsichas industriais. Molhos comerciais para saladas. Cereais tipo Corn Flakes. Preparações dietéticas e para diabéticos. Licores cremosos. Xaropes e antibióticos líquidos. Preparados vitamínicos e minerais.

* Estes alimentos, como tem menor quantidade de lactose, podem ser melhor tolerados.