Quiche de Legumes

Numa frigideira com um fio de azeite salteie legumes variados (1 alho francês às rodelas, 1 bróculo cortado aos bocadinhos, 1 cenoura raspada, ...), cogumelos (1 lata) e fiambre (200g às tiras).

Alternativas: milho, courgete, cebola, azeitonas, pimento, espinafres cozidos, ... peito de frango assado, salsichas, presunto, bacon...

Tempere com sal a gosto. Deixe evaporar a água que os legumes possam libertar.

Deixe arrefecer.

Pré aqueça o forno a 200ºC (calor por cima e por baixo).

Retire do frigorifico a embalagem de massa quebrada (já pronta refrigerada e enrolada) 20 minutos antes de a desenrolar.

Desenrolar e forrar uma forma. Picar com um garfo o fundo.

Bater 4 ovos inteiros. Misturar 200ml de leite. Temperar com uma pitada de sal.

Colocar os legumes. Verter a mistura.

Cozer no forno (colocar na 1ª grelha a contar de baixo e uns minutos no fim na 5ª grelha para ganhar cor) durante cerca de 30 minutos (massa e recheio cozidos)

Servir morno ou frio como refeição principal ou como acompanhamento.

Saltear é uma técnica da culinária muito semelhante à fritura mas que utiliza pouca quantidade de óleo ou azeite e exige que se mexa constantemente para que os alimentos fiquem cozinhados uniformemente (técnica originária do Extremo Oriente). Consiste em evitar que o alimento perca seu liquido e dessa forma preservar seu sabor . Para tanto é necessário submeter a carne, peixe ou legume à alta temperatura para poder criar uma camada protetora em volta da superfície do alimento. É ideal para preservar a cor, sabor e textura dos alimentos, mantendo o seu valor nutritivo. Os alimentos a cozinhar têm de ser preparados com antecedência. Todos são cortados em tiras ou rodelas pequenas, de tamanho e espessura iguais, sendo depois agrupados consoante o tempo que levam a cozinhar (os mais duros para os mais macios ou os mais duros cortados em pedaços mais pequenos e os mais macios em pedaços maiores). Certifique-se de que o óleo está quente antes de juntar a comida. Não ponha demasiado de cada vez senão guisará em vez de fritar e mexa sempre para cozedura homogénea.

Objectivos: praticar o corte de legumes, praticar a técnica de saltear, conhecer os diferentes tempos de cozedura, experimentar vários tipos de legumes.