Substituindo os produtos lácteos: "Natas" vegetais

Este fim de semana apeteceu-me experimentar uns queques de cenoura e substituir o ingrediente natas por cremes culinários de arroz, aveia, côco ou de soja, vulgarmente denominados por "natas vegetais". O resultado foi positivo.

Não fiz qualquer decoração, mas poderia ter usado uma cobertura com uma das alternativas:

- chocolate negro derretido com um pouco de azeite (manteiga ou natas)

- natas vegetais batidas com açúcar

- qualqer outra ao vosso gosto

 

As natas são um produto alimentar que se obtém directamente do leite, representando a sua parte mais gorda. Hoje em dia podemos encontrar uma vasta gama de natas de acordo com o teor de gordura (inteira ou light) e textura (líquida ou cremosa). As natas podem ser fermentadas, resultando o créme fraîche. Depois de batidas com açúcar fino originam o chantilly.

O seu elevado teor de calorias e gordura, nomeadamente saturada, pode ser contraindicado o seu consumo em situações de excesso de peso e dislipidémias (níveis de colesterol elevedo).

Intolerâncias ou alergias à lactose também podem ditar a sua exclusão da alimentação.

Exitem opções 100% vegetais que podem representar uma alternativa. Contêm menos gordura saturada, não contêm lactose e são fáceis de usar.

 

QUEQUES DE CENOURA

Ingredientes: 2 ovos, 3 cenouras picadas finamente (usei a picadora 1-2-3), raspa de uma laranja, 300g açúcar, 300g farinha de trigo, 200ml creme vegetal de soja ou arroz, 1 colher (sobremesa) fermento em pó.
Modo de Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar bem as cenouras raspadas com o açúcar. Juntar os ovos e bater bem. Misturar a farinha com o fermento e o creme vegetal alternadamente até ficar bem misturado. Por fim adicionar a raspa da laranja. Colocar em forminhas untadas ou de silicone. Cozer no forno. Efectuar o teste do palito para verificar a cozedura.

Ficaram muito bons. Húmidos e pouco doces.